sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Gabinete de apoio à saúde juvenil (GASJ)

O GASJ é um gabinete de atendimento à saúde juvenil

Fica no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira num gabinete de atendimento à saúde juvenil, funciona à Quarta-Feira, das 14 às 18 horas, no 1º andar do Centro de Saúde que fica na Avenida Professor Egas Moniz, nº 7.
Contacto: telefónico: 256 371440


PRECISO MARCAR?
NÃO
Todos os jovens que procuram o GASJ são atendidos no próprio dia, por ordem de chegada, sendo totalmente garantido o anonimato e a confidencialidade
.

A equipa de saúde que realiza este atendimento é constituída por psicólogo, enfermeiro, médico, administrativo e assistente social.

QUE SERVIÇOS ME OFERECEM?

- Informação sobre cuidados de saúde em geral
- Esclarecimento de duvidas sobre sexualidade, contracepção, doenças sexualmente transmissíveis,
- Exames periódicos, alimentação, álcool, tabaco, entre outros.
- Promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis;

-Esclarecimento de dúvidas sobre as mudanças que ocorrem na puberdade (mudanças corporais, na forma de sentir, de pensar de agir...);
-Apoio na tomada de decisão quanto à vocação profissional;

- Distribuição gratuita de preservativos e contraceptivos orais (pílula);

-Apoio psicológico a adolescentes e jovens vítimas de violência, consumidores de drogas, entre outro


Se és jovem até aos 24 anos, procura-nos!

Tens à tua espera um espaço para ti...
Coloca as tuas dúvidas...
Expressa os teus sentimentos, o teu percurso, as tuas metas; a tua sexualidade
Não te inibas.

Aparece.
Tens à tua espera uma equipa de profissionais!
Equipa do GASJ

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O QUE É A ADOLESCÊNCIA?


É o período da vida em que já não és criança mas ainda não és adulto.

É um período de transformações profundas, no teu corpo, nas relações com os teus pais e com as outras pessoas, e em muitos outros aspectos da vida.

É um período de dificuldades e conflitos relacionados com todas essas transformações, mas também um período rico em ideias, experiências, sonhos, projectos…

QUANDO COMEÇA?
Começa com a puberdade, isto é, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais, e portanto com o aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e com a possibilidade da primeira ejaculação nos rapazes.

Em termos de idade é muito variável e acontece habitualmente mais cedo nas raparigas. Estas costumam ter a primeira menstruação a partir dos 10 anos e os rapazes a possibilidade da primeira ejaculação a partir dos 12 anos.

Dizemos possibilidade porque o rapaz já pode ser adolescente sem nunca ter ejaculado em sonhos ou na masturbação. Podemos no entanto dizer que a possibilidade de ejacular costuma coincidir no tempo com o aparecimento dos pêlos axilares (e não dos pêlos púbicos, que geralmente aparecem antes).

QUANDO É QUE ACABA?
Quando se pode considerar que uma pessoa já é adulta tanto biológica como psicologicamente, sendo muito variável de pessoa para pessoa a idade de isto acontecer.

Biologicamente há muitas variações individuais.

Psicologicamente há também variações que dependem de factores pessoais, familiares, educativos, sociais, etc.


Maria Helena Bento

quinta-feira, 8 de novembro de 2007


SEXUALIDADE

Existe uma cada vez maior consciência, por parte dos adultos e de jovens, de que o conhecimentos sobre sexualidade, longe de encorajarem a promiscuidade, antes podem servir para desenvolver as nossas capacidades de comunicação, de entendimento mútuo, de ternura, de sensibilidade e de responsabilidade em relação aos outros.


A sexualidade também influi nos nossos pensamentos, emoções, acções e interacções e, portanto, na nossa saúde mental e física.

Os estudos mostram que quanto mais informados, maior é a responsabilidade dos jovens de ambos os sexos, face à sexualidade.
A informação sexual dos adolescentes é habitualmente reduzida e por vezes incorrecta. Muitas das informações de que os adolescentes dispõem, foram conseguidas na infância a partir dos amigos, ou na adolescência a partir dos colegas e das revistas “cor-de-rosa”.

É raro os adoles
centes conversarem com os pais sobre questões sexuais. Eles não tomam essa iniciativa por vergonha, e os pais tambem não o fazem, por medo de não ter preparação suficiente e falta de à vontade, já que a sua própria educação sexual não os ajudou a encarar a sexualidade com naturalidade.

Assim, a informação de que os jovens dispõem tem muitas falhas que aumentam as dificuldades em relação à sua sexualidade.

Este espaço é uma tentativa de contribuir para melhorar essa situação.
Tentaremos ser claros, objectivos, contribuir com um conjunto de esclarecimentos, e não de conselhos, contendo as info
rmações fundamentais; fazer uma apresentação da sexualidade integrando-a nas transformações e problemas da adolescência, relacionando-a com a afectividade.

Tentaremos abordar outros assuntos com interesse para os jovens, nomeadamente alimentação saudável, exercício físico, repouso, ou seja, hábitos de vida saudáveis.
Quaisquer questões que os jovens (ou menos jovens) tenham para colocar, poderão fazê-lo, escrevendo para:

sentejovem@gmail.com
Contamos convosco!